Porta Paralela

 

História, evolução e tipos de portos paralelos

 

História

Em 1981, a IBM (International Business Machines) introduziu o computador Pessoal (PC). a porta paralela (Standart porta paralela SPP) foi incluído no primeiro PC e foi somado este como uma alternativa para o primeiro rendimento de chão do porto consecutivo, usar isto como controlador das impressoras de útero de ponto de ação alta. Este porto teve a capacidade para transmitir 8 pedaços de dados ao mesmo tempo, (do PC para a impressora) enquanto o porto consecutivo fez isto de um entre um. No momento que a porta paralela foi apresentado, as impressoras de ponto eram o dispositivo principal externo que você conecta isto. Ao ser feito extensamente usado, a porta paralela acabou sendo a resposta para conectar dispositivos mais rápidos.

Depois deste começo, três grupos grandes de problemas se apareceram aos fomentador e usuários deste porto: Primeiro, embora isto tinha aumentado a velocidade deles/delas consideravelmente, não havia nenhuma mudança na arquitetura ou agindo. A velocidade de máximo de alcanzable de transferência era para o 150 kbyte /seg. e era extremamente dependente do software. Segundo, não havia um padrão para a interface elétrica. Isto causou muitos problemas quando era querido garantir a operação em plataformas múltiplas. Ultimamente, a forma de desígnio que você / eles lhe deu, limitado a distância dos cabos externos até um máximo de 1,8 metros. Em 1991 havia uma reunião de fabricantes assim você pudesse desenvolver um padrão novo para o controle inteligente de impressoras por uma rede. Estes fabricantes onde Lexmark foi incluído, IBM, Instrumentos de Texas e outro, Rede formou Aliança de Impressão (NPA), como uma resposta para estas necessidades.

 

Evolução

Da introdução do PC para o mercado, a porta paralela sofreu várias modificações para fazer isto mais veloz. Desde que o porto original era unidirectional, você creó o porto de bidirectional. O porto de bidirectional foi introduzido com PS/2 compatível. Isto permite uma comunicação de 8 pedaços em ambos os endereços. Algo interessante de notar isto é que o porto original teve que a possibilidade para ser bidirectional que leva a cabo uma conexão entre dois anseia de um componente eletrônico que ele veio incluído nisto. (Dito caso contrário, o porto original é bidirectional em desígnio básico, mas não no desígnio operacional). porta paralela (EPP) finalmente Aumentado foi criado e o a pessoa Estende Porto de Capacidade (ECP). Estes dois último eles são ao porto standard como o Pentium aos 286, além de ser bidirectional.

Inicialmente a porta paralela era usado para a comunicação com impressoras. No momento usa administra também outro peripherals como CD ROM, fitas de atrás cópia, discos rígidos, cartões líquidos, protetor de cópia, escâneres, etc.

Tipos de porta paralela

Na atualidade é quatro tipos conhecidos de porta paralela:

No quadro seguinte sintetizado é mostrada informação de cada um destes tipos de portos.

 
 

SPP

PS/2

EPP

ECP

Data de introdução

1981

1987

1994

1994

Fabricante

IBM

IBM

A Intel, Xircom e sistemas de data de zênite

Hewlett Packard e Microsoft

Bidirectional

Não

Se

Se

Se

DMA

Não

Não

Não

Se

Velocidade

150 kbyte / seg.

150 kbytes / seg.

2 Mbytes / seg.

2 Mbytes / seg.

Esta é uma transcrição do Primera que Parte do Livro "a porta paralela como Interface de Entrada / Saída"
 

Esta información es parte del Libro: "El Puerto Paralelo como interface de Entrada/Salida"
Contenido del Libro:

 

 

Novedades en nuestro Blog: Blog Puertos Paralelos
Comentarios, aportes, consultas, visite nuestro Foro: Foro Puerto Paralelo
Puertos paralelos PCI

Sitios recomendados:
Secado de Madera utilizando el Puerto Paralelo
Hidroponia - Hidropónico
Un poco de Seguridad Ciudadana
 

IR A LA PAGINA PRINCIPAL DEL PUERTO PARALELO

Conector Puerto Paralelo hembra DB25

 

Google
 

Home